sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Salve São Sebastião do Rio de Janeiro!

Sim, hoje é feriado na cidade do Rio de Janeiro! É dia de São Sebastião, padroeiro do Rio e, pelo sincretismo é Oxóssi, o orixá da caça, o rei das matas.

Salve Oxossi!

Dia da Semana: Quinta-feira.
Cores: Verde, vermelho e branco (Umbanda); Azul-turquesa e azul com dourado (Candomblé).
Comida: Milho cozido com coco ralado (Axoxó).
Saudação: Ará Um Xê, Koke Odé!
Domínio: Matas e Campos de Agricultura.
Ouça o Ponto de Oxóssi.

Pela mitologia dos orixás, Oxóssi é filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Exú, sempre foi muito querido pela família, pelo seu temperamento calmo, compreensivo, amigo e respeitador.

Oxóssi é o orixá das artes. Todo tipo de arte.

Ele está presente no ato da pintura de um quadro, na elaboração de uma escultura, na composição de uma música, nos passos de uma dança. Seus encantamentos estão na arte de um modo geral. Se encanta nas misturas de cores, na escrita de um poema, de um romance, de uma crônica. Oxóssi é a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de dançar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo e está presente desde o canto dos pássaros, da cigarra, ao canto do homem. É quem rege o revoar dos pássaros e seu encantamento mais bonito está na evoluções das pequenas aves. É pura arte!

É Oxóssi também a comodidade, a vontade de vislumbrar, de contemplar e um pouco preguiça, a vontade nada fazer, senão pensar e, quem sabe, criar. Oxóssi é o "ócio criativo", a pausa para meditar. A vida com essa força da Natureza, entretanto, não é só suavidade. Em seu lado negativo, Oxóssi pode proporcionar a falta de alimentos; o plantio escasso; o apodrecimento de frutas; legumes e verduras, a preguiça perniciosa, a falta de iniciativa e a arte mal acabada, inacabada, sem qualidade ou mal elaborada.
PRECE À OXÓSSI
Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha. Rei das Matas, Rei da Umbanda. Pai da Inspiração e da Esperança, daí-me as bênçãos da prosperidade e inspira-me os pensamentos do bem. Ajuda-me no sustento da minha fé; a fim que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo. Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.
OKÊ, ARÔ! BAMBI Ô CLIM OXOSSI.

Referência: FONSECA Jr., Eduardo. "Dicionário Antológico da Cultura Afro-Brasileira". São Paulo: ADART, 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.