sábado, 15 de abril de 2017

Sábado de Aleluia

Hoje é Sábado de Aleluia.
Por Jurema Sampaio

A Wikipedia nos informa, por alto, que o "Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), conhecido como dia de descanso, também como Sábado Santo, Sábado Negro e Véspera da Páscoa, é o dia seguinte à Sexta-Feira Santa e anterior à Páscoa. É o último dia da Semana Santa", no qual "os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa", amanhã, domingo de Páscoa.

Os altares das igrejas (católicas) ficam sem nenhum enfeite, em celebração ao "dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo", até as 18h00, quando começa a Vigília de Páscoa.

Em algumas culturas é dia de luto, noutras, é chamado de "Grande Sabá" e, ainda noutras, é o "Sábado de Alegria", e mesmo há festas como o carnaval em muitas tradições.

Na nossa tradição, é dia de festa, de fim da quaresma (e das promessas e quaresma!), pode voltar a comer carne e a beber (Ihhhh... vc comeu carne na quaresma? Então... Não podia! :-P ) e dia de "Malhar Judas", uma tradição popular meio grotesca, na minha opinião, mas, enfim, é dia de "libertar a alma" para a ressurreição!

Ao contrário do que pensam muitos, é a Páscoa, e não o Natal, o dia mais importante da doutrina cristã, pois é nesse dia que Jesus "vence a morte", e volta ao Pai.

É "tipassim" a coisa toda:

- Sábado passado foi Sábado de Lázaro.
- Domingo passado foi Domingo de Ramos.
- Segunda, terça e quarta, também são dias santos: no primeiro se celebra a memória da "prisão de Jesus Cristo"; no segundo, as "Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria"; no terceiro, é celebrado "encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores", e o Ofício das Trevas.
- Quinta-feira, a "Última Ceia" (na imagem, ai embaixo, representada por Leonardo Da Vinci, que é um afresco, pintado entre os anos de 1495 e 1498, e fica no refeitório da Igreja Santa Maria della Grazie, no Vaticano! Não sabia? Pois é...),
- Sexta-feira, celebra-se a "Paixão de Cristo".
- Sábado, já disse, "Aleluia" e,
- Domingo, a Páscoa! :-)

Fonte: http://www.ultracurioso.com.br
Na Páscoa incia-se a contagem dos 50 dias até Pentecostes, quando "o Espírito Santo descerá sobre a terra" e dia em que algumas culturas comemoram "a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai", cinquenta dias depois do Êxodo e é, ainda, o último dia da Festa do Divino Espírito Santo.

Apesar de tudo isso, ainda há quem acredite que o Brasil é uma nação laica...

Veja mais curiosidades sobre a obra de Da Vinci em: http://www.ultracurioso.com.br/quais-os-segredos-que-da-vinci-escondeu-na-pintura-a-ultima-ceia/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são aprovados antes de serem publicados.